Entendendo o Mosaico Econômico

É de sua atribuição identificar as dinâmicas econômicas que caracterizam a economia regional, bem como seus impactos e implicações nas economias locais, sobretudo, nas empresas que aqui operam. Neste sentido, o CEPAE produz mapeamentos das potencialidades e limites operacionais das empresas, buscando, dessa forma, ampliar seus espaços de atuação por meio do aperfeiçoamento empresarial, da competência técnica e organizacional, com ênfase na formação de recursos humanos em reais condições de pensar, produzir inovações e inserções diferenciadas para as empresas locais, visando enfim, o desenvolvimento integral e sustentável de toda a economia regional.

Para uma maior compreensão da importância e oportunidade do CEPAE, se faz necessário situar tal iniciativa no cenário goiano, sul goiano e de Itumbiara para, enfim, afirmar veementemente a exigência de centros de análises e pesquisas em condições de traduzirem todo este amplo e complexo movimento socioeconômico porque passa Goiás e o sul goiano, em dados e informações precisas a fim de tomadas de decisões, públicas ou privadas, acertadas e em compromisso e consonância com o desenvolvimento de Goiás.

Tem que, a partir de uma política de planejamento desenvolvida pela Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento de Goiás por intermédio de sua Superintendência de Planejamento e Desenvolvimento, Goiás, que conta com uma área de 340.086 km2 foi dividido em dez regiões de planejamento onde estão distribuídos os seus 246 municípios. São elas: Região Norte Goiano, Região Nordeste Goiano, Região Centro-Oeste, Região do Entorno do Distrito Federal, Região Noroeste Goiano, Região Oeste Goiano, Região Metropolitana de Goiânia, Região Sudeste Goiano, Região Sul Goiano, Região Sudoeste Goiano.

A cidade de Itumbiara está inserida na chamada Região Sul Goiano, cuja área é de 25.122 km2 o que representa 7,39% de toda a área do Estado e que conta com 26 municípios (Água Limpa, Aloândia, Bom Jesus de Goiás, Buriti Alegre, Cachoeira Dourada, Caldas Novas, Cezarina, Cromínia, Edealina, Edéia, Goiatuba, Inaciolândia, Indiara, Itumbiara, Joviânia, Mairipotaba, Marzagão, Morrinhos, Panamá, Piracanjuba, Pontalina, Porteirão, Professor Jamil, Rio Quente, Varjão e Vicentinopólis). A Região Sul Goiano se destaca por apresentar uma das principais infraestruturas econômicas e sociais do Estado com ênfase para a expressiva produção leiteira e de soja, este, sendo o principal item de exportação do sul goiano. Não por acaso, esta região é a principal exportadora dentre todas as regiões de planejamento do Estado. Dados deSecretaria de Planejamento (2006) indicam que esta região conta com 8,48% de todo o PIB do Estado de Goiás.

Itumbiara, cidade com 92.832 habitantes e área de 2.461,280 km2, situada na microrregião Meia Ponte, que estabelece limite com os municípios de Buriti Alegre, Bom Jesus de Goiás, Cachoeira Dourada, Goiatuba, Inaciolândia, Panamá e o estado de Minas Gerais, é a principal economia desta região. Com uma diversificada estrutura econômica, Itumbiara conta com 169 estabelecimentos industriais (SEPLAN-GO/2007). Se inscreve aí, por exemplo, um distrito agroindustrial, DIAGRI, 05 destilarias/usinas de álcool (SEPLAN-GO/2008), 02 Laticínios, 10 instituições bancárias e 1.180 estabelecimentos de comércio varejista (SEPLAN-GO/2007). Na produção mineral, destaque para a extração de areia e argila para cerâmica.

Na pecuária, dados da SEPLAN de 2007, indicam uma diversificada de rebanhos e que conta com:aves (429.850 cabeças), bovinos (168.300 cabeças) e suínos (16.140 cabeças). No setor agrícola, ênfase deve ser dada para a produção de algodão, arroz, banana, cana-de-açúcar, feijão, girassol, laranja, mandioca, manga, milho, soja e sorgo.

Neste sentido e buscando demonstrar de forma panorâmica as potencialidades do sul goiano e, de forma mais detida, do município de Itumbiara é que se faz necessário compreender o que são essas cadeias produtivas, suas articulações, seus sustentáculos, limites e perspectivas. Neste paralelo é que não se exagera ao se afirmar que, nos particulares de Itumbiara, tem-se efetivamente, um mosaico de economias e que, ao seu modo, contribuem fundamentalmente para o dinamismo e crescimento econômico de toda a cidade. O CEPAE é pensado para mensurar as variáveis determinantes desse mosaico, buscando, finalmente contribuir para superar limites e gargalos internos.

Ângelo Cavalcante – Economista, cientista político, professor da Universidade Estadual de Goiás e coordenador do Centro de Estudos, Pesquisas e Análises Econômicas (CEPAE) da Associação Comercial e Industrial de Itumbiara (ACII)