Itumbiara sediará seminário sobre PPA

O QUE É O PPA 2012-2015?

O Plano Plurianual 2012-2015 está embasado no Plano de Governo Marconi Perillo cuja ênfase está fundamentada em três eixos estratégicos que contemplam todas as áreas da administração pública visando, efetivamente, a transformação de Goiás no maior polo nacional de desenvolvimento econômico e social através de uma nova prática política. Além disso, busca estimular as parcerias com outras esferas de poder, com a iniciativa privada, com organizações não-governamentais e com todos os demais segmentos organizados da sociedade.

A meta básica do PPA é garantir ao Estado avanço permanente em seu processo de desenvolvimento econômico e social, contribuindo de forma efetiva para a melhoria da qualidade de vida de toda a população, criando oportunidades de emprego e renda e ampliando as oportunidades para aqueles que ainda dependem da ação do poder público. Após analisado e validado pelo governador Marconi Perillo, o PPA será encaminhado à Assembleia Legislativa até o dia 30 de setembro para avaliação, emendas e aprovação. Finalmente, volta ao Executivo para sanção e entrada em vigor a partir de 1º de janeiro de 2012.

O Plano Plurianual é um instrumento de fundamental importância, já que reúne todos os programas, ações e projetos planejados para serem executados pelo governo em determinado período, buscando o desenvolvimento econômico e social do Estado, com foco na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. A coordenação está a cargo da SEPLAN, mas os trabalhos envolvem técnicos e representantes de todas as equipes de planejamento das diversas unidades administrativas do Estado, que já participaram de reuniões, ofereceram sugestões e propostas e estão elaborando programas setoriais em cada unidade.

Em geral, os Planos Plurianuais são elaborados de forma a contemplar três anos de um período administrativo e mais o ano seguinte, terminando no primeiro ano da próxima administração. Isso está previsto em lei e tem como objetivo evitar a descontinuidade administrativa de programas prioritários e importantes.

Fonte: Jornal Folha de Notícias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *