tumbiara sedia nesta sexta-feira a 4ª etapa regional da Consocial

Por ter caráter regional, a reunião de Itumbiara deverá reunir pessoas de 48 municípios das regiões Sul e Sudeste de Goiás. Podem participar trabalhadores, empresários, profissionais liberais, agentes públicos, lideranças classistas, igrejas, clubes de serviços, escolas, associações e pessoas da sociedade. No encontro, os participantes vão debater temas como transparência pública com acesso às informações e dados oficiais, controle da gestão pública, atuação dos conselhos como instâncias de controle e diretrizes para prevenção e combate à corrupção. Também serão retiradas propostas e indicados delegados para a etapa estadual a ser realizada nos dias 1º e 2 de dezembro deste ano em Goiânia.
Podem se inscrever para o encontro de Itumbiara pessoas dos municípios de Água Limpa, Aloândia, Bom Jesus, Buriti Alegre, Cachoeira Dourada, Caldas Novas, Cromínia, Edealina, Edéia, Goiatuba, Inaciolândia, Indiara, Joviânia, Mairipotaba, Marzagão, Morrinhos, Panamá, Piracanjuba, Pontalina, Porteirão, Professor Jamil, Rio Quente, Varjão, Vicentinópolis, Anhanguera, Campo Alegre, Catalão, Corumbaíba, Cristianópolis, Cumari, Davinópolis, Gameleira de Goiás, Goiandira, Ipameri, Leopoldo de Bulhões, Nova Aurora, Orizona, Ouvidor, Palmelo, Pires do Rio, Santa Cruz, São Miguel do Passa Quatro, Silvânia, Três Ranchos, Urutaí e Vianópolis.

Consocial
A Consocial se caracteriza como um grande fórum de debates, durante o qual a sociedade é estimulada a exercer seu direito de acompanhar a gestão pública. Para isso, contudo, é preciso que os governantes se disponham a oferecer de forma clara e objetiva os dados da administração, de modo a ampliar a transparência no serviço público. Desse modo, torna-se necessário envolver e preparar a sociedade, cuja ação se torna mais eficiente por meio de conselhos e entidades organizadas que, em última análise, se tornam instâncias de controle social, contribuindo para o combate à corrupção.
A convocação da Consocial pelo poder público é uma ferramenta de fomento à participação social, uma iniciativa que tem por finalidade institucionalizar a participação da sociedade nas atividades de planejamento, gestão e controle de um conjunto de políticas públicas. Significa também um momento de reflexão que permite a avaliação de ações realizadas e o aprofundamento da discussão a respeito das realizações governamentais, de modo a melhorar a qualidade e o desempenho da administração pública.