ACII Completa 52 anos Dia 19 de Fevereiro.

Nesse mês de fevereiro a Associação Comercial e Industrial de Itumbiara- ACII, comemora 52 anos. Fundada em 19 de fevereiro de 1961, em uma reunião realizada no antigo Clube Recreativo de Itumbiara, na rua Marechal Deodoro, onde hoje funciona a Onolar Magazine, a ACII, teve como primeiro presidente o Sr. Atílio Augusto Spini. O restante da primeira chapa era composta por: Geraldo Antonialli – vice presidente, Vicente Félix de Miranda – 1º secretário, Alan Kardec Garcia – 2° secretário, Divino Domingos Braga – 1° tesoureiro, Walter Felix de Miranda – 2° tesoureiro e Eurípedes Ribeiro – Diretor Social. Desde então a ACII passou a existir como pessoa jurídica sem fins lucrativos, visando um futuro promissor para nossa indústria e  comércio. O fator determinante para a criação da ACII foi a necessidade de união entre os empresários e comerciantes da época para enfrentar problemas fiscais. Sr. Atílio Spini era contabilista e vivenciava no seu dia a dia profissional os exageros que os fiscais da Fazenda Estadual infligiam aos contribuintes em fragrante desrespeito ao Código Tributário do Estado. Os comerciantes e industriais estavam em polvorosa com os desmandos dos fiscais e resolveram se mobilizar para contrapor aos rigores da fiscalização. Foi convocado uma reunião com a comissão organizadora da Associação Comercial e nessa reunião ficou deliberado que 20 ou 25 contribuintes iriam a Goiânia para expor ao Governador as ocorrências anormais que se passavam em Itumbiara, pois nessa ocasião a cidade estava praticamente sitiada por guaritas com fiscalização 24 horas para tudo que entrava ou saía da cidade. Assim com a presença do governador Mauro Borges, no Palácio da Esmeraldas,  foi feita uma exposição dos fatos e a solicitação de providências para que se mudasse tal situação. Posteriormente, o Governador, muito atento, substituiu o secretário da Fazenda Helio de Almeida por José Abdala e a situação em Itumbiara começou a se normalizar. Em janeiro de 1964, o Sr. Atílio Spini se transferiu para São Paulo atendendo a uma irrecusável proposta para assumir uma empresa transportadora.

Fotos: Arquivo ACII

Primeira reunião para criação da Associação Comercial e Industrial de Itumbiara realizada

no antigo Clube Recreativo, onde hoje é a Onolar Magazine.


Empresários e comerciantes  presentes na primeira reunião

organizada para deliberar sobre a criação da Associação Comercial e Industrial de Itumbiara.


Local onde foi realizada a primeira reunião de criação da ACII.

A primeira grande ação da ACII foi articular um encontro do Governador Mauro Borges(PSD) com o Prefeito Municipal Ataíde Borges(UDN) onde ficou decidido a obra de saneamento básico para a cidade de Itumbiara. A obra consistia no esgoto do centro da cidade e a criação dos serviços de tratamento e fornecimento de água para a população. A atuação da ACII foi decisiva também para atrair grandes industrias que fomentaram o crescimento da economia local. A Entidade é responsável pela vinda do Sistema S – SENAI, SESI, SENAC e SESC. A criação da primeira faculdade, FESIT – Fundação de Ensino Superior de Itumbiara contou com a participação decisiva da ACII. Sob o comando da ACII, foi possível mudar o trajeto da Ferrovia Leste-Oeste, que não passava por Itumbiara, através de reuniões com a presença de autoridades do Ministério dos Transportes e empresários de destaque como Olacir de Morais(considerado o Rei da Soja na época) a cidade passou a fazer parte do traçado da ferrovia. O DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes,  sempre parceiro da ACII, realizou as Audiências Públicas nas dependências da ACII para as obras do primeiro asfalto e duplicação da BR 153, do primeiro asfalto e reforma da BR 452. O Ministério dos Transportes contou com a ACII no projeto da Ferrovia Norte-Sul e no projeto para construção de eclusas para incluir Itumbiara na Hidrovia Tiête-Paraná-Paranaíba.

Nos dias atuais a ACII, além de prestar grandes serviços aos empresários, associados ou não, participa também de todas as Ações Sociais de relevância que acontecem no munícipio. Realiza também a EXPOSUL– a maior Feira multi-setorial do interior goiano e criou e organiza a premiação “Funcionário Destaque”, que valoriza o funcionário e incentiva a competição por metas no ambiente de trabalho.

O atual presidente Luciano Marques passa o cargo no dia 1 de março para o novo presidente eleito Lauro Ferrão que dará posse á nova diretoria para o biênio 2013-2015.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *