AHRANA Realiza Reunião Sobre Hidrovia Na ACII

Com a participação do Consórcio EBEI-DZETA-HIDROTOPO, contratado para o desenvolvimento dos “Estatutos de Viabilidade Técnica-Econômica e Ambiental-EVTEA e Projeto Básico e Executivo para Melhoramentos na Hidrovia Paraná – Tietê”, incluindo dentre outros a navegação nos rios Paranaíba e Grande, a AHRANA – Administração das hidrovias Paraná – Tietê realizou no último dia 06 de dezembro no auditório da ACII uma reunião para apresentação dos projetos preliminares da Hidrovia do Rio Paranaíba unindo a já existente hidrovia Tietê Paraná, Segundo o projeto, a hidrovia permite a navegabilidade no rio Piracicaba, desde o encontro com o rio Tietê até 22 km a montante, no rio Tietê, desde a cidade paulista de Conchas até o encontro do Tietê com o Paraná, numa extensão de 554 km, no rio Paranaíba, desde a base da barragem da Usina Hidrelétrica de São Simão até ao encontro com o rio Paraná, numa extensão de 180 km, no rio Grande, desde a base da barragem da Usina Hidrelétrica de Água Vermelha até ao encontro do rio Grande com o rio Paraná, numa extensão de 59 km, no rio Paraná desde o encontro dos rios Grande e Paranaíba, até a barragem da Usina Hidrelétrica de Itaipu, numa extensão de 800 km e no canal Pereira Barreto, que liga a barragem Três Irmãos da Usina Hidrelétrica de Três Irmãos, no rio Tietê, ao rio São José dos Dourados, afluente da margem esquerda do rio Paraná, no Estado de São Paulo, numa extensão de 53 km.

Foto:Internet

A Administração da Hidrovia do Paraná, dividiu a extensão navegável do rio Paraná em 4 trechos:O Trecho I da Hidrovia está situado entre a UHE de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, e a entrada do Canal de Navegação, sob a Ponte Rodoviária Ayrton Senna, nas proximidades da cidade de Guaíra, Paraná, apresentando profundidades que variam entre 10 metros e 180 metros, com extensão de 170 km. Este trecho fica na região de fronteira entre o Brasil (estado do Paraná) e o Paraguai.

O Trecho II, com extensão de 245 km, estende-se desde o Canal de Navegação sob a Ponte Rodoviária Ayrton Senna até a UHE Eng.° Sérgio Motta (Porto Primavera). Este trecho está localizado na divisa dos estados de Paraná e São Paulo com o estado do Mato Grosso do Sul.

O Trecho III, com extensão de 270 km e totalmente situado no reservatório da UHE de Eng.° Sérgio Motta, na divisa dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Neste trecho o Paraná passa pelas cidades de Presidente Epitácio e Panorama e recebe as águas do Rio Pardo (trecho III-A), onde possui um trecho navegável de 33 km no Mato Grosso do Sul.

O Trecho IV, com extensão de 225 km, apresenta boas condições de navegação desde a foz do Rio São José dos Dourados até o Complexo Portuário de São Simão (Goiás), com o percurso de 55km no Rio Paraná, 170 km no Rio Paranaíba e 80 km no Rio Grande (trecho IV-A). Este trecho fica nas divisas dos estados de São Paulo e Minas Gerais, com Mato Grosso do Sul.

A Associação Comercial e Industrial de Itumbiara ressalta a importância da reunião para a viabilização da Hidrovia e agradece especialmente ao DNIT – Departamento Nacional de Infra Estrutura e Transportes que sempre prestigiou a ACII como sede para as audiências públicas da duplicação da BR 153 e da reforma da BR 452 e agora com as reuniões para a apresentação dos projetos da Hidrovia.

Foto: Jane Junqueira

Prefeito eleito Chico Balla fala aos presentes na abertura da apresentação dos projetos técnicos da Hidrovia. Fazem parte da mesa: Lauro Ferrão(ACII), José Márcio Margonari(AMMAI), Antônio Badih Chehin(AHRANA), Prefeito Chico Balla, Cláudio Macedo Dreer(DZETA ENGENHARIA), Alberto Borges(CARAMURU) e outros representantes das empresas que formam o consórcio para construção da Hidrovia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *