Cartilha Orienta Fornecedor

Foto: Internet

Sebrae e Segplan lançam Cartilha do Fornecedor

Publicação informa sobre Cadastro Unificado de Fornecedores, que é porta de entrada para MPE venderem ao Estado.

As compras governamentais podem significar desenvolvimento se o Governo, que é o maior comprador do Estado, utilizar esse poder como ferramenta para fortalecer a economia regional. Em Goiás, o Governo Estadual quer dar atenção especial às micro e pequenas empresas que são o sustentáculo da economia na maioria dos municípios goianos e empregam grande parte dos trabalhadores. A mensagem faz parte da apresentação da Cartilha do Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado de Goiás (Cadfor), divulgada no Sebrae Goiás, durante reunião do Conselho Deliberativo da entidade.

A cartilha Cadfor – Como Ser Fornecedor do Estado de Goiás é  publicação conjunta da Superintendência de Suprimentos e Logística da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) e do Serviço da Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás) e faz parte do esforço permanente pela ampliação do número de fornecedores no Estado. A proposta é disseminar conhecimentos sobre o funcionamento do Cadastro Unificado de Fornecedores, que é a porta de entrada para os empresários que pretendem fornecer produtos ou serviços ao Estado. Atualmente 2.940 empresas estão cadastradas no Cadfor, sendo 736 microempresas, 691 empresas de pequeno porte e 292 microempreendedores individuais.

No Cadfor estão informações sobre o registro cadastral, como funciona a licitação pública, pregão eletrônico e compra direta, o tratamento favorecido para as MPE, quem pode e como se cadastrar passo a passo, a documentação necessária, legislação sobre o tema, locais de atendimento aos fornecedores e termos mais comuns nas licitações.

Entre as vantagens do cadastro para o fornecedor estão estabelecer um importante canal de relacionamento com o Estado; facilitar a participação nas licitações e compras diretas, dispensando a apresentação de uma série de documentos de habilitação que já estarão armazenados no sistema informatizado do Cadfor; poder comprovar habilitação jurídica, regularidade fiscal e qualificação econômica e financeira nos processos licitatórios por meio da apresentação do Certificado de Registro Cadastral (CRC); redução de custos e maior transparência e oportunidade de participação em processos aquisitivos; além da possibilidade de consultar todos os processos de aquisição a serem realizados pelo governo por meio do site www.comprasnet.go.gov.br.

Cartilha do Cadfor

O que é: Documento com o objetivo de disseminar conhecimentos sobre o funcionamento do Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado de Goiás, porta de entrada para empresários que pretendem se tornarem fornecedores do Estado.

Os gastos do Estado com compras governamentais atingiram R$ 4,46 milhões nos últimos 12 meses (01/11/2011 a 01/11/2012).

Os principais produtos comprados pelo Governo do Estado são combustíveis, material de expediente, materiais de limpeza e medicamentos.

Cadfor funciona na Av. República do Líbano nº 1.945, Setor Oeste, 1º andar, Goiânia.

Cadastro de Fornecedores: (62) 3201-6576 e 6625, atendimento das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

Administração do ComprasNet.GO: (62) 3201-6515 e 6516

Locais de distribuição da Cartilha do Cadfor:
• Sebrae – Av. T-3 nº 1.000, Setor Bueno, Goiânia.
• Acieg – Rua 14 nº 50, Setor Oeste, Goiânia.
• Vapt Vupt Empresarial da Juceg – Edifício Euro Working Concept, Rua 27 Quadra. E, Lote 10, Setor Oeste, Goiânia.

Fonte: SEBRAE