IBGE Divulga Novos Dados

Divulgado pelo IBGE o resultado da Pesquisa Mensal de Comércio: PMC de janeiro de 2013.

Em janeiro de 2013, a variação no volume de vendas do comércio varejista de Goiás em comparação a janeiro de 2012 foi de 6,1%, pouco acima da média nacional, de 5,9%. Os dados referentes a esta comparação (Gráfico 1), permite também posicionar o crescimento do volume de vendas de Goiás em relação às demais Unidades da Federação. Por este gráfico, vemos que 14 Unidades da Federação apresentaram variação acima da verificada em Goiás. Nenhuma Unidade da Federação apresentou variação negativa em comparação a janeiro de 2012.

Na análise da variação para as diferentes atividades que compõe o comércio varejista de Goiás, pode-se verificar que apenas a atividade Hipermercados e supermercados teve variação negativa no mês de janeiro/2013 em relação a janeiro/2012 (-0,1%). Os destaques positivos foram as vendas de Livros, jornais, revistas e papelaria, com crescimento de 55,9% entre janeiro de 2013 e janeiro de 2012, e Artigos Farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, que foi 21,2% maior que no mesmo mês de 2012. Estas duas atividades, juntamente a Tecidos, vestuário, calçados, com 11,3% e Móveis e Eletrodomésticos, com 10,5%, foram as atividades que

em Goiás apresentaram crescimento acima do Nacional.

Com as variações nos volumes de venda das atividades de venda de veículos, motos, partes e peças (15,4%) e de materiais de construção (13,4%) o índice de volume de vendas do Comércio Ampliado em Goiás ficou em 10,8% em janeiro/2013 frente a janeiro/2012, acima do dado para o conjunto das UF investigadas no mesmo mês (7,1%).

Divulgado a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física / PIM-PF

A Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) gera indicadores de produção mês a mês para as indústrias extrativa e de transformação. As informações nos permitem analisar o nível da produção ao longo do tempo para uma mesma unidade da federação ou entre unidades da federação, em diferentes setores de atividade.

Após avançar 13,7% em dezembro de 2012 em relação a novembro de 2012, a produção industrial goiana recuou -4,9% em janeiro de 2013 em comparação à produção de dezembro de 2012, maior recuo dentre as unidades investigadas. Na comparação com janeiro de 2012, a produção do estado também apresentou recuo de -4%. Nessas duas comparações a média nacional apresentou variação positiva. Apesar do resultado de janeiro de 2013, Goiás acumula variação positiva de 1,8% nos últimos 12 meses, quando a produção nacional recuou -1,9%.