Parceria ACII e IBGE

Nos vários setores da economia e da sociedade, a informação é de suma importância para o planejamento e a tomada de decisão. Investidores precisam avaliar o crescimento econômico de uma determinada região, analisar  suas potencialidades, descobrir nichos de mercado, calcular os riscos do investimento. As pessoas precisam conhecer as melhores oportunidades de trabalho, as melhores condições de infraestrutura, educação etc. Os órgãos governamentais precisam avaliar as necessidades e demandas dos setores produtivos, da população, enfim dos diversos setores da sociedade.

Nesta perspectiva, o  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE realiza anualmente as suas chamadas estruturais: Pesquisa Anual da Indústria – PIA, Pesquisa Anual da Indústria da Construção – PAIC, Pesquisa Anual do Comércio – PAC e Pesquisa Anual de Serviços – PAS, que buscam descrever a estrutura de cada setor, identificando suas características, demandas,  necessidades e  oportunidades, de forma regionalizada, e, por se tratar de levantamentos anuais,  também avaliam e acompanham as transformações das atividades econômicas no tempo.

Os dados das pesquisas econômicas do IBGE são também o instrumento mais efetivo para se mostrar as potencialidades e as oportunidades de vendas e investimentos de cada setor. No caso do estado de Goiás, por exemplo, que tem apresentado significativo crescimento nos últimos anos, para realizar os investimentos, as empresas realizam cálculos e análises que se baseiam em várias informações sobre a economia local, sendo que muitas dessas informações são oriundas das pesquisas econômicas realizadas pelo IBGE.

É nesta perspectiva que a unidade Estadual do IBGE em Goiás está estabelecendo uma parceria com a Associação Comercial e Industrial de Itumbiara – ACII. Espera-se que, a partir de agora, os empresários possam acompanhar com mais facilidade as informações sobre a economia goiana, tendo mais subsídios para tomar suas decisões de curto e de longo prazo. De 15 em 15 dias a ACII vai disponibilizar as informações, consagrando assim a missão de fomentar o desenvolvimento com base em sólidas pesquisas.

A reunião para fechar a parceria aconteceu na sede da ACII e estiveram presentes Dr. Nelson Costa, diretor jurídico da ACII, Lauro Ferrão, 1° secretário ACII, Edson Vieira, coordenador do setor estadual de pesquisas do IBGE e William Carlos, técnico local de pesquisas do IBGE.

Foto: Jane Junqueira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *