Produção industrial avança 10,6% em julho


Foto: Internet

Atividades de alimentos e bebidas e de produtos químicos foram as principais responsáveis pelo crescimento da indústria goiana.

Em julho de 2013, a produção industrial de Goiás avançou 10,6% sobre o mesmo período do ano passado, no terceiro melhor índice das 14 regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que divulgou ontem o resultado da Pesquisa Industrial Mensal, mostrando perfil disseminado de taxas positivas, já que os cinco setores investigados assinalaram expansão na produção. Sobre junho, o crescimento foi de 1,3%.
Os principais impactos foram verificados nas atividades de alimentos e bebidas, que cresceram 8,5% sobre julho de 2012 e de produtos químicos (13,5%), impulsionadas, em grande parte, pelo aumento na fabricação de maionese, cervejas, chope, farinhas e pellets da extração do óleo de soja e condimentos e temperos, na primeira, e de medicamentos, na segunda.

Os demais resultados positivos foram registrados por indústrias extrativas (17,3%), minerais não metálicos (15,6%) e metalurgia básica (3,5%), explicados, em grande medida, pelos avanços na produção dos itens amianto; cimentos “Portland”; e ouro em barras e ferronióbio, respectivamente.

No confronto com os resultados acumulados nos primeiros sete meses do ano, a produção avançou 3,2% entre janeiro e julho deste ano. O resultado foi impulsionado pela maior produção em quatro dos cinco setores investigados, com destaque para o crescimento de 5,3% da atividade de alimentos e bebidas. Nesse ramo os principais destaques vieram da maior fabricação dos itens maionese, cervejas, chope, molhos de tomate preparados, condimentos e temperos e carnes de bovinos frescas ou refrigeradas. Vale citar também os avanços registrados por produtos químicos (1,2%) e indústrias extrativas (2,6%), impulsionados principalmente pela maior produção de medicamentos e amianto, respectivamente. Por outro lado, a única atividade que mostrou queda na produção foi minerais não-metálicos (-1,5%), pressionada em grande parte pelo recuo na fabricação de massa de concreto e ladrilhos e placas de cerâmica para revestimento.

A taxa anualizada, índice acumulado nos últimos 12 meses, ao avançar 2,5% em julho de 2013, registrou ganho de ritmo frente ao resultado registrado em junho último (0,5%).
Ao avançar 1,3% em julho frente ao mês de junho, a indústria goiana recuperou parte da perda de 2,4% observada em junho. Ainda na série com ajuste sazonal, o índice de média móvel trimestral mostrou avanço de 0,5% na passagem dos trimestres encerrados em junho e julho, interrompendo a trajetória descendente iniciada em fevereiro último.

País
A produção industrial caiu em 9 dos 14 locais pesquisados em julho, na relação com o mês anterior.
Nesse tipo de comparação, São Paulo (-4,1%) e Pernambuco (-2,3%) registraram as maiores quedas. Pará (3%) e Paraná (1,9%) tiveram os maiores crescimentos. (Com informações da Agência Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *