Foto:Internet
A Administração da Hidrovia do Paraná, dividiu a extensão navegável do rio Paraná em 4 trechos:O Trecho I da Hidrovia está situado entre a UHE de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, e a entrada do Canal de Navegação, sob a Ponte Rodoviária Ayrton Senna, nas proximidades da cidade de Guaíra, Paraná, apresentando profundidades que variam entre 10 metros e 180 metros, com extensão de 170 km. Este trecho fica na região de fronteira entre o Brasil (estado do Paraná) e o Paraguai.
O Trecho II, com extensão de 245 km, estende-se desde o Canal de Navegação sob a Ponte Rodoviária Ayrton Senna até a UHE Eng.° Sérgio Motta (Porto Primavera). Este trecho está localizado na divisa dos estados de Paraná e São Paulo com o estado do Mato Grosso do Sul.
O Trecho III, com extensão de 270 km e totalmente situado no reservatório da UHE de Eng.° Sérgio Motta, na divisa dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Neste trecho o Paraná passa pelas cidades de Presidente Epitácio e Panorama e recebe as águas do Rio Pardo (trecho III-A), onde possui um trecho navegável de 33 km no Mato Grosso do Sul.
O Trecho IV, com extensão de 225 km, apresenta boas condições de navegação desde a foz do Rio São José dos Dourados até o Complexo Portuário de São Simão (Goiás), com o percurso de 55km no Rio Paraná, 170 km no Rio Paranaíba e 80 km no Rio Grande (trecho IV-A). Este trecho fica nas divisas dos estados de São Paulo e Minas Gerais, com Mato Grosso do Sul.
A Associação Comercial e Industrial de Itumbiara ressalta a importância da reunião para a viabilização da Hidrovia e agradece especialmente ao DNIT – Departamento Nacional de Infra Estrutura e Transportes que sempre prestigiou a ACII como sede para as audiências públicas da duplicação da BR 153 e da reforma da BR 452 e agora com as reuniões para a apresentação dos projetos da Hidrovia.
Foto: Jane Junqueira
Prefeito eleito Chico Balla fala aos presentes na abertura da apresentação dos projetos técnicos da Hidrovia. Fazem parte da mesa: Lauro Ferrão(ACII), José Márcio Margonari(AMMAI), Antônio Badih Chehin(AHRANA), Prefeito Chico Balla, Cláudio Macedo Dreer(DZETA ENGENHARIA), Alberto Borges(CARAMURU) e outros representantes das empresas que formam o consórcio para construção da Hidrovia.