BP Biocombustíveis recebe certificação internacional inédita no setor

São Paulo, 10 de janeiro de 2012 – A empresa brasileira de biocombustíveis Tropical BioEnergia, controlada pela BP, acaba de receber a certificação internacional SA 8000, que atesta a boa qualidade das condições de trabalho das empresas certificadas. A Tropical BioEnergia é a primeira empresa do setor sucroenergético no mundo a alcançar essa certificação.
Criada pela SAI (Social Accountability International) e baseada em 8 convenções da OIT (Organização Internacional do Trabalho), a SA 8000 tem como foco a melhoria contínua da gestão das relações de trabalho da empresa e para isso busca aprimorar o diálogo entre gestores, sindicatos e trabalhadores.
“A obtenção desta certificação pela Tropical BioEnergia é um marco no agronegócio, um setor no qual as condições de trabalho normalmente são consideradas críticas e altamente sensíveis às violações dos direitos trabalhistas básicos”, afirma Beat Grüninger, sócio-diretor da BSD Consulting, representante autorizado da SAI no Brasil.
“A Tropical atingiu a marca de um ano sem acidentes com afastamento, um índice bem acima da média da indústria”, completa Mario Lindenhayn, presidente da BP Biocombustíveis. “Nosso objetivo é melhorar ainda mais as boas práticas de Saúde, Segurança e Meio Ambiente para que a Tropical continue sendo referência.”
A BP concluiu a aquisição do controle acionário da Tropical BioEnergia em novembro de 2011, ficando responsável pela operação da usina de etanol localizada em Edéia (GO).
Sobre a BP
A BP é uma das maiores companhias de energia do mundo, oferecendo a seus clientescombustível para transporte, energia elétrica e para aquecimento, serviços de vendas e produtos petroquímicos para itens de uso no dia-a-dia.
Desde 2006, a BP anunciou investimentos de mais de US$ 2 bilhões em pesquisas, desenvolvimento e operações com biocombustíveis, além de investimentos em unidades produtoras na Europa, Brasil e Estados Unidos. A companhia possui um centro global de  tecnologia para biocombustíveis, localizado em San Diego (EUA), e está investindo US$ 500 milhões em 10 anos no Energy Biosciences Institute (EBI), onde biotecnólogos estudam aplicações de biotecnologia em energia.
Criada em novembro de 2005, a BP Alternative Energy, divisão de Energias Alternativas da BP, concentra todo o interesse da BP em energia de baixa emissão de carbono. A BP Alternative Energy investirá US$ 8 bilhões nos crescentes mercados de biocombustíveis, energia eólica e energia solar, enquanto desenvolve opções de longo prazo para a captura e estocagem de carbono e tecnologias limpas. Destes, US$ 6 bilhões já foram investidos.